terça-feira, 13 de julho de 2010

Filosofias

O grande objectivo universal de vida de um ser-humano é atingir a felicidade, seja através do amor, da riqueza, da fama, ou do que quer que seja.

A pegunta que coloco é a seguinte: e depois da morte, para que é que isso serviu?

Passamos a nossa vida preocupados com o que dizer, o que fazer... surgem-nos dúvidas como "será moralmente correcto fazer isto ou aquilo?" ou "se eu fizer isto, o que será que os outros vao dizer?"... Para quê? Vamos todos morrer. Ninguém é imortal. E no fim de contas, ninguém se vai lembrar de nós, dos mais comuns dos mortais.

A única solução é fazer algo de útil para a sociedade. Algo que fique para a História, e na memória de todos os que viveram na nossa era, e que passemos de geração em geração. Como Jesus, por exemplo, Napoleão Bonaparte, Elvis ou a Marilyn Monroe (que na realidade nem faz nada de muito útil, mas que se tornou um ícone).

Por outro lado, mesmo que nos tornemos "imortais" na memória do mundo, de que é q isto nos serviu? Nem sei o que está do outro lado do Universo. Parece que nem faz sentido a nossa existência. Aliás, a existência de nada faz sentido... Para quê existir? Para salvar alguma coisa? Para sermos os heróis que salvam o mundo de um ataque de aliens através da nossa inteligência capaz de construir uma máquina que destrua aliens? (okay, muito scyfy pra cabecinha lol) Mas para quê sermos heróis? Só para existir? Para isso mais valia nao existir mundo, e nao existirmos nós... Assim não haveria nada para viver. Sim porque nós quando vivemos, "vivemos", temos experiências humanas... e depois morremos... e de que serviu vivenciarmos isto? Depois da morte a quem vamos contar o que experienciámos? Com quem vamos recordar? Com ninguém... Porque deixámos de existir... Ou não.

Depois de pensar nestas coisas dá-me vontade de ser super rebelde! Dizer o que me apetece, fazer o que me apetece, porque nada me pode impedir. Sou um ser livre e quero viver ao máximo, aproveitar. Enjoy the ride! E depois acordo, e deixo de pensar dessa forma, tal como todos os seres humanos dominados pelas regras deste jogo que é a vida.

Whatever, são só filosofias...

Sem comentários:

Enviar um comentário